Em um Conselho Universitário extraordinário convocado para uma véspera de feriadão, seria votada hoje, dia 11/10, a proposta de adesão ao Reuni na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pelo menos essa era a intenção da reitoria. Utilizando métodos anti-democráticos e sem realizar nenhum debate com os estudantes, a exemplo de Lula, o reitor Hennemann também pretendia decretar o Reuni por aqui.
Logo pela manhã, mais de cem estudantes fizeram um ato contra o decreto e exigindo o adiamento da votação. A mobilização ocorreria no CONSUN na reitoria. Quando chegamos lá, o acesso ao andar da sala da tal reunião estava bloqueada e alguns seguranças impediam a passagem dos estudantes. Esse não era um bom sinal, a reitoria tinha pressa em aprovar o Reuni.
Ocupamos a reitoria por mais de duas horas, houve enfrentamento com os seguranças que fizeram uma barreira e depois de algum tempo conseguimos furar o bloqueio à força e subir até o andar da sala do CONSUN.
O ânimo dos ativistas que não paravam de cantar palavras de ordem como "Ocupo a reitoria, pra exigir democracia" e "Esse Reuni, não quero não, é um decreto pra acabar com a educação" foi determinante para o posterior resultado da mobilização: A VOTAÇÃO FOI ADIADA PARA DIA 29/10.
Com essa vitória parcial do movimento estudantil na UFRGS, será possível ampliar a discussão e organizar a luta contra o Reuni, incluindo a participação na Marcha do dia 24. O DCE, que compõe a Frente de Luta contra a Reforma Universitária e possui estudantes que integram CONLUTE e FOE, cumpriu mais uma vez um papel importante na mobilização estudantil.
Agora é organizar a luta,
até a vitória!
Correa
DCE UFRGS
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
VITÓRIA: ESTUDANTES IMPEDEM VOTAÇÃO DO REUNI NA UFRGS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário