sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

LIVRO CONTA A HISTÓRIA DA CONQUISTA DA GRATUIDADE DO ENSINO NA UEM


A UEM tem a característica de ser uma instituição pública e gratuita. Nem sempre foi assim. Fundada em 1969, nasceu como instituição pública, mas tinha, por conta das políticas dos governos do período, de cobrar mensalidades para completar o seu orçamento.

Somente em 1987, no contexto de lutas da comunidade universitária, que o governo estadual negociou a implantação da gratuidade do ensino, vigente a partir de 1988. A história da conquista da gratuidade do ensino foi contada no livro Uma universidade de ponta-cabeça, do professor Reginaldo B. Dias (Editora da UEM). O livro pode ser entendido tanto como uma história do movimento estudantil da Universidade Estadual de Maringá quanto como uma história da UEM a partir da ótica do movimento estudantil. A narrativa destaca as lutas estudantis pela democratização da universidade e pela gratuidade do ensino.

No preâmbulo do livro, afirma-se que a UEM foi fundada no bojo da reforma universitária promovida pela ditadura militar, baseada na expansão do ensino pago e em estruturas de poder autoritárias. O processo de democratização e de implantação da gratuidade do ensino “não se realizou de forma linear e indolor. Supôs, não raras vezes, choques com o conservadorismo das políticas da ditadura e dos primeiros tempos da abertura política”.

Os principais fatos e conflitos desse processo foram analisados pelo autor. O livro relata, ano a ano, importantes acontecimentos da vida do DCE, como o fechamento do diretório no início de 1981 e as campanhas pelas eleições diretas para reitor, ensaiadas em 1982 e conquistadas em 1986. O título é uma referência ao movimento de ocupação da reitoria, ocorrido em 1984, quando as relações de poder da instituição ficaram “de ponta-cabeça”.

Todas essas lutas, concluiu o autor, contribuíram para a conquista da gratuidade do ensino. Até 1987, o ensino pago na uem restringia sua dimensão pública. Com a introdução da gratuidade em 1988, houve ampliação de sua natureza pública e de seu caráter democrático.


Espécie de refundação da instituição, essa transformação tornou-se um valor para a universidade, bússola para o conjunto de suas políticas. Por isso mesmo, trata-se de uma conquista a ser defendida.

UEM: 20 ANOS DE GRATUIDADE DO ENSINO! VALE A PENA LUTAR!!!

Nenhum comentário: