quarta-feira, 2 de abril de 2008

UNIR A COMUNIDADE ACADÊMICA DO PARANÁ: PARA DEFENDER A EDUCAÇÃO PÚBLICA!!!

O Ano de 2007 foi um ano que abriu uma nova etapa para o Movimento Estudantil de todo o país. Os estudantes chegaram a conclusão que para garantir um ensino superior de qualidade, alicerçado sobre os pilares do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, era preciso organizar mobilizações e lutas que demonstrassem que a retirada de direitos e a destruição do ensino superior não passaria!
A partir da heróica luta dos Estudantes das Universidades Paulistas e da Vitoriosa Ocupação da USP, fluiu uma forte corrente para resgatar um Movimento Estudantil democrático, transparente e combativo.
De norte a sul ocorreram ocupações de reitoria, atos, mobilizações, debates, calouradas e greves estudantis que colocaram em cheque a Reforma Universitária e o REUNI, do Governo Lula, e os projetos dos Governos Estaduais que também buscam dilapidar as Universidades e Faculdades.
No Paraná, o Movimento Estudantil também foi protagonista denunciando os ataques do Governo Requião, que amargou a vida das Instituições de Ensino Superior com corte de verbas, arrocho salarial para os Professores, descompromisso em contratar funcionários e professores, demonstrando assim sua verdadeira face de inimigo da educação pública. Os Estudantes também retomaram diversos DCE`s (UEM, UFPR e UEL) e CA`s que passaram a atuar para os interesses dos estudantes, pois estavam sob as garras do PCdoB e do PT (partidos que apóiam o Governo Requião e o Governo Lula). Atividades em defesa do acesso e permanência para os estudantes (RU, Casa do Estudante, Bolsas, etc.) também foram realizadas e lutas em defesa da democracia, da autonomia universitária e exigindo o envio de mais verbas, etc.Os estudantes do Paraná reorganizaram um instrumento que parecia estar adormecido: o Movimento Estudantil.
O ano de 2008 promete ainda ser maior, pois agora as Entidades Estudantis estão unificadas e pretendem reorganizar as lutas dos estudantes no estado. No dia 16, a partir de uma reunião estadual, que reuniu diversas entidades e movimentos, ficou aprovada a construção de um Comitê Paranaense de Luta Estudantil (CPLE), que estará incumbido de organizar as lutas e atividades em defesa da educação em todo o estado. Esse é um grande esforço que precisa do apoio e da participação de todos os estudantes, pois isolados poderemos perder muito com a qualidade do ensino, o Movimento Estudantil do Paraná precisa estar unido e sintonizado para alcançarmos vitórias.
O CPLE convida e conclama a todas as entidades estudantis e movimentos para também se incorporarem ao Comitê para reorganizarmos o Movimento Estudantil Paranaense.

Nenhum comentário: