quinta-feira, 29 de maio de 2008

Veja e entenda as perguntas do Plebiscito

· 1. Você concorda com o REUNI, um decreto do Governo Lula que entre outros ataques, acaba com a autonomia das universidades e as obriga a dobrar o número de alunos por professor, acabando com o ensino e a pesquisa de qualidade?
O Reuni é um projeto que prevê aumento de vagas utilizando a mesma infra-estrutura (salas de aula, laboratórios, RUs) e a mão-de-obra (professores, técnicos) que já existe. Alguns pontos do projeto obrigam as universidades a aumentar a relação de aluno/professor de 12/1 , que hoje é a média nacional, para 18/1. Ou seja, quase dobra o número de estudantes e deixa as salas de aula lotadas.Além disso, o projeto obriga as universidades a terem uma taxa de diplomação de 90%. Para exigir isso e outras metas que sucateiam a qualidade da universidade pública, o MEC oferece uma verba que não é suficiente para essa ampliação.

· 2. Você concorda com a estrutura antidemocrática dos órgãos de decisão das universidades e escolas que permite que o REUNI e outros projetos sejam aprovados sem um debate mais amplo na comunidade acadêmica?
O Reuni está sendo aprovado dentro dos Conselhos Universitários, que são as instâncias máximas da decisão das universidades. Neste espaço há professores, estudantes, técnicos e representantes da comunidade externa. E entre todos esses, 70% são de professores, o que facilita que ataques como o Reuni ou reformas semelhantes sejam aprovados. Além disso, na maioria das vezes a comunidade acadêmica não fica sabendo das mudanças que são discutidas na universidade, apenas é informada quando essas já foram aprovadas.

· 3. Você é a favor do projeto de Fundações Estatais de direito privado que transfere para a iniciativa privada a função de administrar hospitais e instituições publicas, precarizando o trabalho, reduzindo a democracia interna nas decisões, abrindo espaço para a cobrança pelo atendimento nessas instituições?
As fundações estatais de direito privado permite, por exemplo, que os Hospitais Universitários aluguem leitos, cobre por consultas médicas, por internação e inúmeros outros serviços.

· 4. Você é a favor da reforma administrativa e acadêmica da UEM (está sendo aprovada no Conselho Universitário) que não contempla os interesses da comunidade acadêmica, pois mantém a mesma concepção de Universidade baseada na Reforma Universitária e no REUNI (projetos que privilegiam números e não qualidade e privatizam as universidades) e que diminui a democracia e a participação dos alunos nos conselhos deliberativos da UEM?
A reforma administrativa e acadêmica foi elaborada por uma Comissão antidemocrática, pois não foram levadas todas as propostas indicadas pela comunidade acadêmica para se incorporarem às discussões do Conselho Universitário e na assembléia geral universitária que aconteceu, as propostas dos alunos contra a Reforma foram ignoradas, pois a assembléia era consultiva. A reforma mantém pontos negativos para a Universidade como o Ensino à Distância, Cobrança de Taxas e Mensalidades, Falta de Paridade nos Conselhos, diminuição do número de alunos nos conselhos, permite a existência de fundações privadas, etc.

Nenhum comentário: