sexta-feira, 1 de agosto de 2008

MOÇÃO DE REPÚDIO

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Maringá, GESTÃO CAMINHANDO, repudia categoricamente a realização do CONSELHO ESTADUAL DE ENTIDADES GERAIS (CEEG), promovido pela UNIÃO PARANAENSE DOS ESTUDANTES (UPE), filial da UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE), nesta Universidade, nos dias 1, 2 e 3 de agosto de 2008. Repudiamos também a posição conivente e autoritária da Reitoria, por permitir a realização deste evento que desrespeita as resoluções aprovadas no VII CONGRESSO DO DCE, realizado nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2005, que versam sobre a ruptura e o não reconhecimento dessas “entidades” como entidades de representação estudantil, tanto a nível nacional quanto estadual.

Embasados no acúmulo de debates e experiências acerca do papel que a UNE cumpre na conjuntura nacional, entendemos que suas instâncias deliberativas já não contemplam mais os anseios dos estudantes e suas reais demandas para a construção de um ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Caracterizando o profundo processo de burocratização e degeneração irreversível pelo qual se encontram UNE e UPE, só será permitida a participação, com direito a voz e voto, delegados escolhidos pelas entidades credenciadas que estiverem com suas anuidades da UPE devidamente regularizadas. Já para aqueles que desejam participar como observador será cobrado uma taxa de R$ 10,00 (dez reais) caso o observador seja estudante e possua carteira da UNE, caso contrário o valor cobrado será de R$ 20,00 (vinte reais). O que representa uma limitação à participação dos estudantes, e que deixa claro o caráter antidemocrático do evento, meramente preocupado com a arrecadação de verbas, o que não nos surpreende por se tratar da UNE.

O que nos surpreende é a presença do excelentíssimo vice-governador do Paraná, ORLANDO PESSUTIPMDB, na mesa de abertura deste evento. Entretanto, o que nos causa estranheza é o fato de não termos sido recebidos com a mesma prestatividade no dia 15 de maio de 2008, em Curitiba, quando o Comitê Paranaense de Luta Estudantil (CPLE), formado pelos DCE`s da UEM, UNIOESTE, UEL, UFPR, UEPG e MOVER FAFIPA, mobilizou cerca de 400 estudantes em um ato que teve início na Praça Santos Andrade e foi finalizado no Centro Cívico, onde tínhamos como objetivo entregar as pautas de reivindicações de cada universidade/faculdade, porém o Governo do Estado do Paraná não apareceu para recebê-las.

Diante do exposto, reiteramos nosso repúdio à realização deste CEEG, à Reitoria desta Universidade e à política neoliberal do Governo LULA e seu aparatos burocráticos UNE e CUT.

GESTÃO CAMINHANDO – DCE UEM..

Maringá, 1 de agosto de 2008.

Um comentário:

Unknown disse...

a UPE cobra anuidade?? afff nem sabia, p/ credenciar meu DCE só levei ata de fundação, eleição e posse...ninguem me cobrou nda, na verdade só 10 reais, mais eu não pagei transporte nem hospedagem e uma passagem de Curitiba p/ Maringá é muito mais caro que isso...agora fiquei preocupada...vou entrar em contato com o pessoal da UPE p/ ver qnto eu preciso pagar de anuidade no nosso caso...
ps:CEEG foi massa!!!muito bom!!!