quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Estudantes da UEM (Campus Cidade Gaúcha) ocupam o Campus e entram em Greve

Desde que foi fundado, o Campus da UEM de Cidade Gaúcha, sempre enfrentou graves problemas estruturais. Os Estudantes cotidianamente sofrem o drama com a falta de professores, a ausência de um Restaurante Universitário, de funcionários, de livros e de Laboratórios. Organizados pelo Centro Acadêmico, com muita energia e abnegação, os estudantes sempre buscaram lutar e exigir melhores condições para o Campus.

No dia 21-08 as Universidades Estaduais do Paraná paralisaram e realizaram uma série de mobilizações. Na UEM não foi diferente. No campus sede foi organizada uma passeata e um ato público que clamava por mais verbas para as universidades, reposição salarial dos docentes, abertura de concurso público para professores e funcionários e por reivindicações especificas dos estudantes (RU, Casa do Estudante, Fim das Taxas).

A indignação contra o Governo Requião (PMDB/PT) é imensa, pois além de amargar cortes para a educação, o governo amarga um arroxo salarial de mais de 40%, dando aos professores do Paraná um dos piores salários do Brasil.O ato contou com a presença de mais de 600 estudantes e professores das Extensões da UEM. A UEM conta com 4 Campi de Extensões: Cidade Gaúcha, Umuarama, Goioerê e Cianorte. Todos os Campi passam por dramas semelhantes. Aproveitando o clima de mobilizações que está ocorrendo no Paraná contra o Governo Requião, mais de 100 Acadêmicos do Curso de Engenharia Agrícola de Cidade Gaúcha paralisaram suas atividades e ocuparam o Campus!

Os acadêmicos estavam cansados com as promessas da Reitoria, que havia assumido o compromisso de resolver alguns problemas, porém sequer apareceu por lá. Para simbolizar essa impaciência os estudantes realizaram um enterro simbólico. A exigência dos Acadêmicos é a imediata presença da Reitoria até o Campus e a resolução das reivindicações dos estudantes.

A reitoria alega que os reitores estão viajando e não existe agenda para ir até o Campus, oferecendo a ida de outros membros da administração. No entanto, os acadêmicos recusaram essa proposta e por unanimidade aprovaram a Permanência da Greve, a exigência da presença do reitor/vice, o fortalecimento da mobilização junto aos outros Campi até que as reivindicações sejam atendidas!

O Diretório Central dos Estudantes e a Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes apóia integralmente a Greve dos Estudantes da UEM - Campus Cidade Gaúcha!

Precisamos unificar todos os Campi nessa luta e se for preciso realizar um ato dos acadêmicos das Extensões em frente à Reitoria para que os dilemas sejam resolvidos e a administração atenda os estudantes.

Todo Apoio a Luta dos Estudantes da UEM – Campus Cidade Gaúcha!

Abaixo Fotos da Greve Estudantil!

Nenhum comentário: