quarta-feira, 22 de agosto de 2007

JORNADA DE LUTAS: Manifestantes ocupam reitoria da Estadual do Ceará

Protestos que começaram ontem, ganharam força nesta quarta. Manifestantes esperam reunião com reitoria da UECE para discutir pautas específicas. Nesta quarta-feira (22), a Jornada de Lutas pela Educação em Fortaleza começou às 9h com um cortejo pelos corredores da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
O objetivo foi mobilizar os estudantes para a passeata que culminou com a ocupação do prédio da reitoria. Cerca de 800 pessoas, entre alunos e lideranças de movimentos sociais, tomaram a Avenida Paranjana, via que dá acesso à universidade.
A marcha seguiu rumo à reitoria, onde foi tomada a decisão de ocupar o hall de entrada do prédio. Além da pauta nacional (http://conlute.org.br/noticias/jornada%20de%20lutas.htm), que reivindica mais investimentos, democracia e políticas de inclusão para o ensino superior, a Jornada no estado tem um ponto específico. O alvo dos ataques é a resolução 199, que vai regulamentar a existência de cursos pagos de pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão na UESC.
As entidades exigem ainda a aplicação de uma lei, sancionada em 2005, que garante o abatimento de 50% no transporte estudantil das regiões metropolitanas de Fortaleza.

Um comentário:

Anônimo disse...

A ocupação na REItoria da UECE terminou nessa sexta-feira muito vitoriosa. Nossas reivindicações eram:
* Pagamento imediato das bolsas de assistência em atraso há dois meses (OK)
* Revogação da Resolução 199 (320) que regulamenta cursos de Pós-Graduação privados na UECE (vamos marcar uma reunião do Conselho Diretor extraordinária);
* Rubrica especfica para a assistência estudantil (garantimos a criação de um Grupo de Trabalho com representantes da comunidade acadêmica e representantes do governo do estado) OK
* Criação de cursos de Pedagogia, Serviço Social e Veterinária em parceria da UECE com a Via Campesina (Garantimos uma audiência com o Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa) OK
* E o principal de todas A REORGANIZAÇÃO DO ME COMBATENTE DA UECE, que desde a greve de 2005 estava tentando se recompor.
GRANDE VITÓRIA!!!!