domingo, 21 de outubro de 2007

MOÇÃO DE APOIO À OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UFPR

Desde que assumiu, o Governo Lula mostrou sua falta de compromisso com as Universidades Públicas. Seguindo as diretrizes do Banco Mundial, o Governo elaborou um pacote de projetos que ferem a educação pública.
Este pacote está pautado no corte de verbas, na aplicação da reforma universitária que privatiza as universidades e no Universidade Nova, que gera uma falsa democratização de acesso ao ensino superior, comprometendo a qualidade das universidades.
Além de tirar a qualidade do ensino, o governo busca aprovar essas medidas através de decretos. Esse método autoritário e antidemocrático, afeta o principio de autonomia universitária, garantido na constituição federal e é realizado sem nenhum debate.
O Movimento Estudantil, através da Frente de Luta Contra a Reforma Universitária e de diversos Movimentos e Entidades, vem dando uma resposta decisiva na defesa da educação pública e contra os ataques do Governo Federal e dos Governos Estaduais.
Diversas mobilizações, atos e ocupações de reitoria contra a Reforma Universitária e o REUNI aconteceram e estão acontecendo pelo país. Na UFPR não é diferente. Os estudantes também estão se mobilizando com toda legitimidade e abnegação.
Entendendo a importância dessa luta, os Diretórios Centrais dos Estudantes da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e da UNIOESTE – Campus Mar. Candido Rondon (Universidade Estadual do Oeste), registram seu apoio incondicional à ocupação de reitoria iniciada no dia 17 de outubro, pelos estudantes da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Acreditamos que o Movimento Estudantil de luta, deve utilizar todos seus mecanismos para impedir que a Universidade perda sua qualidade.
Nós, das Universidades Estaduais, também sofremos com as medidas truculentas e privatistas do Governo Requião, que também prejudica intensamente as universidades públicas. Por isso, toda luta em defesa da Universidade Pública, fortalece e tonifica a garantia do ensino público.
Além de nosso apoio e solidariedade à ocupação, exigimos a imediata retirada do ponto REUNI da Pauta do Conselho Universitário da UFPR.

· Contra a Reforma Universitária;
· Contra o REUNI;
· Mais verbas públicas para as universidades públicas;
· Todo apoio à ocupação da UFPR;

ASSINAM: DCE da UEM e UNIOESTE.
Paraná, 18 de outubro de 2007.

Nenhum comentário: