quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Carta de Daniel Pala, fundador da Caminhando

Com muito orgulho publicamos abaixo, uma carta sincera e emocionante, de um dos fundadores da Caminhando, Daniel Pala, que na época cursava Engenharia Química na UEM.
São Paulo, 07 de novembro de 2007
Carta aberta aos companheiros da CAMINHANDO
5 anos atrás...
Lembro-me perfeitamente daquela tarde.
Um amigo de economia, Diego, me convidou praparticipar de um grupo de discussão sobre as questões universitárias, mas chegando lá, foram debatidos não só os encalços acadêmicos, como também os problemas e buscas por soluções em todos os aspectos sociais.
Quem “dirigia” a reunião era um jovem cabeludo, barba por fazer, bermuda e camiseta larga, bem “hippongo” mesmo... Seu nome, Pierre.
Nessa reunião também conheci pessoas a que tenho um enorme afinco e carinho até hoje, mesmo sem vê-las há anos... Vanessinha, Júnior, Shirley e Marcelo. Depois vieram tantos outros... Eric, Jéferson, Tiago, Bruno, Claudia, Eli, Marcos, Rodrigo, só pra citar alguns.
Mas o mais importante deste encontro num bloco em queuma das discussões em pauta era justamente a revitalização do próprio local onde estávamos, foi o nascimento, não só de uma chapa concorrente ao DCE, mas de um movimento que mudou minha vida e, com certeza, de todos nós ali presentes, pois naquele dia paria o movimento CAMINHANDO. E sob o slogan“Caminhando contra o vento e seguindo a canção” começamos uma jornada que mantém nossos corações pulsando pela mudança até hoje!
Quantas noites sem dormir, discussões calorosas, trabalho árduo, busca por dinheiro que não tínhamos pra firmar nossa independência, e o mais importante, quanta união e idealismo!
Se algumas dessas pessoas soubessem o quanto foram importantes para a minha formação, não só acadêmica,mas política e social, o quanto aprecio cada um daqueles companheiros, como lembro com lágrima nos olhos dos debates, da correria pra fazer o material de divulgação, das “passadas” em salas de aula, do trabalho árduo no R.U., de todos nós de madrugada exaustos há duas noites sem dormir gritando palavras de ordem devido a uma eleição fraudulenta.
E hoje vejo as fotos do mesmo movimento CAMINHANDO no DCE, com talvez um ou dois rostos conhecidos (se muitos...), mas consigo perceber a mesma fibra e a mesma vontade de lutar e mudar de uma moçada que muito me orgulha, mesmo sem conhecer pessoalmente nenhum de vocês!
Amigos, conto com vocês pra prosseguirem nesta caminhada, alguns vão chamá-los de utópicos, outros de“vagabundos”, e tantos outros de “alienados”.
Mas nenhum deles sabe o que é ter a vontade de lutar e mudar no sangue...
Com atitude, caráter, companheirismo, e acima de tudo... Com honra.
Contem comigo!
Abraços fraternos, Daniel Pala Abeche (danielpala@yahoo.com.br)

Um comentário:

Anônimo disse...

Com certeza q nos, novatos no movimento CAMINHANDO, vamos dar o corpo e a alma para q isso naum acabe e q tudo oq aprenderemos com esse grupo nos leve a ser pessoas mais companheiras com carater com atitude de mudar e com muita felicidade
eu, particularmente, estou encantada com o movimento nunca mais pretendo me desligar dele
foi umas das melhores coisas q aconteceu na minha vida....
estou muito feliz por fazer parte desse grupo tao interesante!
um abraço pra todos os companheiro de luta!
julia