sexta-feira, 25 de abril de 2008

Universidade do Estado do Pará ocupada!

Marlon Whistner - Centro Acadêmico de Educação Física da UEPA,construindo a CONLUTE, oposição ao DCE.

No final da tarde de 25 de abril, após um assembléia com cerca de 200 pessoas, os estudantes da UEPA (Universidade do Estado do Pará) decidiram ocupar a reitoria desta universidade contra a intervenção da governadora Ana Júlia (PT), que dá continuidade aos ataques dos antigos governos (PSDB) à autonomia e à qualidade da educação na universidade. Após 2 semanas de assembléias, atos e muita passagem em sala por parte do movimento docente e dos estudantes que não suportam mais a situação de penúria em que se encontra a UEPA (desvios de verbas, eleições para reitor fraudulentas, intervenção autoritária, falta de mínimas condições de assistência estudantil), o movimento resolveu dar um basta à destruição da universidade e tomar em suas mão a tarefa de contruir uma UEPA de fato público, gratuita e de qualidade.
Encabeçado pelo movimento de oposição ao DCE (entidade que é dirigida pela UJS e nada faz pelos estudantes, ao contrário, é aliado do governo e está contra a ocupação), os estudantes e professores se mantém firmes na luta até o atendimento da pauta que inclui, além do fim da intervenção e de nova eleições democráticas (sem lista tríplice e com votos universais), paridade nos conselhos, auditoria das contas da UEPA, punição para os corruptos, construção de restaurante universitário, hospital universitário e mais bolsas de pesquisa e monitoria.
Os Centros Acadêmicos que constróem a CONLUTE (como o de Educação Física e o de Terapia Ocupacional) e a Frente de Luta Contra a Reforma Universitária estão na cabeça do movimento, com apoio dos DCE’s e CA’s de luta do Estado. A luta tende a se fortalecer com a chegada de delegações de estudantes dos campi do interior (Moju, Paragominas, Cametá).Solicitamos moções de apoio das entidades estudantis e demais entidades dos movimentos sociais de todo país para fortalecer a nossa luta!

Nenhum comentário: