sexta-feira, 25 de abril de 2008

MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA A REITORIA DA UEL

MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA A REITORIA DA UEL

O avanço do Movimento Estudantil através de seu fortalecimento, de sua organização e mobilização, vem causando ira das reitorias e dos governos de plantão.

Através dos mecanismos repressivos e jurídicos do estado, uma forte ofensiva de criminalização e de repressão contra as entidades e movimentos acontecem de norte a sul do país.

Na UEL, o Reitor Wilmar Sachetin Marçal, preocupado com a reorganização do Movimento Estudantil democrático e de luta, lançou mais um golpe contra os estudantes.

Além de processos contra estudantes, ameaças e intimidações, agora a reitoria desferiu mais um ataque à organização estudantil, entrando na justiça para reintegrar uma das Sedes do DCE da UEL.

A sede é uma casa no centro da cidade de Londrina, é muito valorizada, serve de espaço para organização das lutas dos estudantes e realização de atividades culturais e políticas. O DCE da UEL tem posse da entidade desde 83.

A tentativa de retirar essa sede se caracteriza como um ataque ao Movimento Estudantil e faz parte de um projeto nacional de combate à organização dos Movimentos Sociais.

A reitoria entrou com uma liminar que impediu o DCE de se posicionar, a entidade acabou descobrindo a trama somente no dia 24/04, e ainda, ao solicitar uma reunião com a Reitoria, a mesma se recusou em receber o DCE para dialogar.

Para a reitoria o diálogo com os estudantes é a força policial, que a qualquer momento pode ser usada para fazer a tomada da sala do DCE. Essa medida é mais uma agressão de uma reitoria que além de implementar os planos de privatização do

Governo Requião, usa de métodos ditatoriais para desorganizar os estudantes.

Nesse momento, dezenas de estudantes estão se dirigindo até a sede da entidade para defenderem esse patrimônio, demonstrando que se depender da energia e da abnegação dos estudantes, a sede não será “saqueada” pela reitoria.

Chamamos todas as Entidades Estudantis e Sindicais, Partidos Políticos e Movimentos Sociais para repudiarem esse ato truculento e pernicioso que fere todos os lutadores do país.

  • Contra a Retirada da Sede Central do DCE da UEL!
  • Em Defesa da Organização do Movimento Estudantil!

ASSINAM: DCE UEM, DCE UFRJ, DCE UFG, DCE UFMG, DCE UNIOESTE (MCR), CONLUTAS-PR.

Nenhum comentário: