quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Abaixo a censura e perseguição política na UnB!

Brasília, 13 de fevereiro de 2008 Às 15 horas do dia 13/02/2008 (terça feira) na CEU (Casa do Estudante Universitário) os moradores foram impedidos pelos seguranças da universidade de entrar em seus apartamentos com repórteres.
Essa situação vem se repetindo há bastante tempo. O direito constitucional e inviolável à moradia vem sendo tomado dos moradores que não podem exercitar plenamente sua cidadania. Isto se dá contra a vontade dos moradores, que querem dar visibilidade a situação precária da CEU.
Não obstante, a proibição ocorre paralelamente às denúncias de mau uso do dinheiro público por parte de gestores da UnB. Exemplo disso é a mobília do apartamento do Reitor no valor de R$ 470.000,00, bem acima dos cerca de R$ 100.000,00 gastos com os 300 estudantes da CEU.
A perseguição vem ocorrendo desde 2007 quando houve a queda das brises em 21 de janeiro, momento no qual os moradores se organizaram para reivindicar e denunciar publicamente o abuso que a instituição vinha fazendo na administração da CEU. Naquele momento, tentaram calar a boca dos estudantes e proibir de mostrar a sociedade a verdadeira administração da UnB. Inclusive, alguns moradores que se manifestaram sofrem processo administrativo até hoje.
Defendemos uma universidade pública de qualidade e capaz de formar antes de tudo cidadãos. Assistência Estudantil não é esmola, é dever do Estado e direito dos estudantes. Não a censura na UnB.

Associação dos Moradores da Casa do Estudante Universitário
Diretório Central dos Estudantes da UnB

Nenhum comentário: