segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Palestra do Professor Valério Arcary levanta RU





















A palestra "Universidade Pública, que bixo é esse?", começou com uma grande vitória para o Movimento Estudantil da UEM: a realização de uma Calourada Unificada. Na palestra estavam presentes acadêmicos de Goioerê, Cidade Gaúcha, Cianorte, Umuarama e Maringá. Esse foi um esforço do DCE e dos CA`s da UEM, com a ajuda da Universidade.
É a 1ª vez na história da UEM que uma Calourada unificada acontece!

A atividade foi iniciada com o lançamento do Livro "Uma Universidade de Ponta-Cabeça", do Professor Reginaldo B. Dias. O professor contou a história de luta em busca da democracia na UEM para eleição de reitor e a campanha que conquistou o fim da gratuidade do Ensino. Também foi lançado o adesivo que comemora os 20 anos de Gratuidade.
Posteriormente, Carlos, diretor do SISMMAR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá), relatou o drama que está vivendo os Moradores do Bairro Santa Felicidade, localizado em Maringá. Os moradores estão sendo pressionados prefeitura para se deslocarem do bairro, sob a alegação de que o bairro é uma favela. A prefeitura se utiliza desse argumento para receber uma verba do PAC do Governo Federal e para retirar os moradores que são considerados "perigosos" para os luxuosos condomínios no seu entorno. Carlos convidou os alunos para serem solidários com os moradores e ajudarem a impedir que eles sejam desalojados.

Por fim, para dialogar com os estudantes, o DCE e os CA`s, elegeram o Professor Valério Arcary, que realizaria sua 2ª Calourada (Valério veio em 2007 na UEM). Nunca Valério Arcary cobrou suas palestras para o Movimento Estudantil, pois o Professor sempre acreditou e apostou no potencial da Juventude! Sob esse critério, o debate não poderia ser diferente!
Carregada de emoção, profundidade, alto nível político e clareza histórica, na palestra Valério explicaria sobre a força que tem a Juventude brasileira na transformação do país e da sociedade. Iniciou dialogando sobre os "anos de chumbo", ressaltando o papel da Juventude na luta contra a ditadura militar, passando pelo incentivo dos jovens para as mobilizações que ajudaram o Movimento Operário na década de 80 a se levantar, até a luta contra o Governo Corrupto de Collor de Mello.

Valério Arcary pontuou que os desafios da Juventude ainda estão presentes! Desde a luta em defesa da educação pública até a luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores e do povo, pois no Governo Lulla os ataques continuam.
O R.U estava lotado e os estudantes atenciosamente escutavam as palavras, as metáforas e as idéias do Professor. Por fim, Valério discutiu que os Estudantes devem ser aliados do povo pobre e da classe trabalhadora, citando como exemplo o caso do Bairro Santa Felicidade.
Sob intensos aplausos do público, que fez questão de se posicionar de pé, Valério concluiu sua palestra conclamando a Juventude para Lutar!

Nenhum comentário: